Rinoplastia

Rinoplastia ou plástica do nariz é a cirurgia para a correção das imperfeições estéticas ou funcionais do nariz. Ela pode ser associada a uma septoplastia para a correção de eventuais desvios de septo que impeçam uma respiração adequada. O treinamento prévio do Dr. Mário Ferraz em Otorrinolaringologia o permite realizar uma cirurgia que seja ao mesmo tempo funcional e estética, ou seja, esculpir um nariz que respire bem e pareça bonito.


PRIMÁRIA

A Rinoplastia primária é aquela realizada para melhorar a aparência  e/ou função respiratória do nariz. A rinoplastia na verdade é um conjunto de diversas técnicas selecionadas e combinadas para cada efeito desejado e tipo de nariz. A cirurgia pode ser feita com anestesia local e sedação ou com anestesia geral. Em ambos os tipos de anestesia, o regime é ambulatorial (paciente não precisa dormir no hospital e pode ir para a casa no mesmo dia da cirurgia).

RINOPLASTIA REVISIONAL

A Rinoplastia Revisional é aquela realizada pela segunda vez. Geralmente é realizada para corrigir a utilização de procedimentos realizados com técnicas incorretas que geraram uma patologia funcional (ou seja, a dimunição da circulação nasal). É realizada ainda para lapidar resultados plásticos alcançados anteriormente. O Dr. Mário Ferraz tem se destacado internacionalmente pela suas técnicas de "correção" de outras rinoplastias.

PROCEDIMENTOS COMPLEMENTARES: Mentoplastia de aumento (aumento do queixo): Alguns pacientes necessitam um aumento de queixo para conseguir uma harmonia e balanço facial adequados. Muitas vezes tem-se a impressão que o nariz é desproporcionalmente grande para o rosto, quando na verdade é o queixo que é pequeno.  Durante a consulta o Dr. Mário Ferraz fará uma análise facial global e demonstração computadorizadas para juntos decidirem se há a necessidade do mesmo.


 

Tipos de Nariz

A filosofia usada pelo Dr. Mário Ferraz é a de adequar cada nariz às característica individuais de cada pessoa, para que pareça o mais natural possível e que não tenha o estigma de nariz “feito”. Muitas vezes para que isto seja possível é necessário pequenos procedimentos adicionais como uma pequena lipo de papada ou o aumento do queixo, para que um perfeito balanço do rosto seja alcançado.

antesdepois

Nariz Caucasiano

O nariz caucasiano geralmente é projetado, convexo, longo, com giba giba ósteo-cartilaginosa. Nestes casos é comum o paciente desejar um nariz mais baixo, dorso reto ou levemente abaixo da ponta nasal. Neste tipo de nariz a estratégia mais comum a diminuição do suporte cartilaginoso com ou sem a reestruturação de alguns segmentos (rinoplastia estruturada); Outra opção de técnica é o reposicionamento septo-piramidal (SPAR), técnica aperfeiçoada pelo Dr. Mário Ferraz.

tensao_narizerrado-01tensao_narizcerto-01

Nariz Caucasiano de tensão

Neste subtipo a “tensão“ está no septo nasal, que cresceu durante o estirão de crescimento. Observar que o septo é grande e puxa a columela para frente. Trabalho adequado no septo liberando a tensão e o rebaixamento de todo o dorso pode ser obtido neste tipo de nariz.
observação legal: Estas ilustrações são visões artísticas com o intuito de educar o público sobre as características do nariz. Não são garantia ou previsão de resultado.


Perguntas Frequentes

22 de novembro de 2016
01

Qual a idade para fazer rinoplastia?

Quando há componente funcional importante (obstrução nasal severa), pode ser realizada em qualquer idade. Porém, em casos estéticos costumamos aguardar o desenvolvimento corporal, mas via de […]
22 de novembro de 2016
01

Qual o tempo de internação após a rinoplastia?

Geralmente o paciente recebe alta no mesmo dia. Operando pela manhã costumamos dar alta por volta das 16 horas. O Objetivo é que o paciente tome […]
22 de novembro de 2016
01

Quanto tempo duram os resultados da Rinoplastia?

O resultado é permanente. O nariz demora até 6 meses para se ‘adaptar’ a cirurgia e chegar ao formato final. Porém ao se retirar o curativo […]