cirurgia_da_face

Cirurgia da face e rejuvenescimento facial

O processo de envelhecimento inicia-se a partir do momento em que nascemos. Entretanto só nos damos conta um pouco mais tarde, algumas pessoas por volta dos 30 anos e outras por volta dos 40. Mas afinal, o que acontece com o nosso rosto com o passar dos anos? Assim como tudo em nosso corpo, o envelhecimento do rosto também obedece a uma ordem genética. É provável que os pés de galinha ou a papada que temos ou vamos ter sejam bem semelhantes ao dos nossos pais. Talvez demore um pouco mais para aparecer, pois nossa condição de vida e exposição solar são diferentes, mas vai acontecer.

A ordem genética e o passar dos anos (lê-se: anos em que a gravidade atua sem a menor misericórdia!) causam uma série de alterações na estrutura de sustentação do rosto como por exemplo: Diminuição da quantidade de osso principalmente em volta dos olhos e na região da bochecha; Diminuição da gordura do rosto e deposição da gordura na papada; Perda do colágeno e da elasticidade da pele. O resultado é uma ordem de acontecimentos que podem ser aceleradas por fatores externos como o cigarro e a exposição ao sol.
 
 
Empty_box

E como amenizar os sinais ou ter uma aparência mais jovem?

O ideal é começar por evitar fatores que possam ser evitados como o cigarro e o sol excessivo. O que optamos por fazer é trabalhar utilizando técnicas cirúrgicas e não cirúrgicas combinadas com o objetivo de contrapor o processo de envelhecimentos com um resultado o mais natural possível. Sempre que possível iniciamos o tratamento com medidas menos invasivas como a toxina botulínica, peelings superficiais e profundos e preenchimentos. A toxina diminui as rugas dinâmicas e evita a formação de novas rugas. Também é utilizada para a elevação da sobrancelha e para o suor excessivo. Os peelings superficiais agem dando mais turgor e brilho ao rosto, diminuindo as manhas e rugas finas. O peeling profundo de fenol tem uma ação altamente eficiente para rugas profundas em todas as regiões do rosto.

Na grande maioria das vezes basta uma aplicação de fenol para a melhora considerável das rugas faciais. Melhora o código de barras e as rugas permanentes ao redor dos olhos que não saem com o uso de toxina botulínica. Também é muito eficaz para cicatriz de espinhas. Os preenchedores ou preenchimento é feito com substâncias absorvíveis e compatíveis com o organismo. Podem ser feitos profundamente proximo ao osso ou aos tecidos profundos para darem volume e sustentação à face, repondo o volume perdido durante o processo de envelhecimento. Podem ainda serem utilizados para preenchimento de sulcos e rugas como o bigode chinês, o código de barras e para aumentar volume dos lábios , corrigir olhos encovados e preencher cicatrizes.

Os procedimentos cirúrgicos são associados para os casos em que não é possível se obter uma melhora total com os procedimentos citados. Entre os mais utilizados para o rejuvenescimentos facial temos a rinoplastia para corrigir a queda da ponta nasal; a blefaroplastia para retirada das bolsas de gordura sob os olhos e da pele sobre os olhos, que muitas vezes chegam a atrapalhar a visão. A elevação das sobrancelhas para abrir o olhar e dar uma forma mais jovem a sobrancelha; A lipoaspiração de pescoço para a retirada de gordura sob o queixo; lifting cervicofacial, que redesenha o pescoço, a linha da mandíbula (linha da juventude), retira o “bulldog”, melhora o “bigode chinês” e a ”marionete”, além de elevar as maçãs do rosto. Ele serve para suspender os tecidos que caíram com a gravidade para o local que eles se encontravam e de onde não deveriam ter saído.

Todos os procedimentos cirúrgicos podem ser feitos com anestesia local ou geral e as incisões são camufladas para serem o menos notadas possível. Com a seleção ideal de técnicas e com a associação de técnicas não cirúrgicas e cirúrgicas podemos ter um resultado satisfatório e o mais natural possível.